quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Preparativos

Um dia antes de partir para uma experiência completamente nova, faço uma breve retrospectiva dos preparativos e dos passos que foram precisos dar até aqui. Para quem sonha em passar um tempo em outro país, fica a dica!

1. Escolhendo o país: Espanha
Já estive uma vez na Espanha (e em Barcelona) em setembro de 1987. Bom, eu ainda era um feto e estava no útero da minha mãe, mas devo dizer que o local me encantou tanto, que desde sempre resolvi que gostaria de voltar para lá (dessa vez com minhas próprias pernas).

2. Turismo ou negócios?
Só turismo não dá né! Por isso decidi que seria interessante fazer um curso de espanhol (castelhano) apesar de querer muito ir a Barcelona, onde a lingua nativa é o catalão. Espero que isso não seja um problema para mim...

3. Papelada...
Renovar o passaporte, tirar um certificado de que estou matriculada numa faculdade brasileira, o registro de pagamento do curso de espanhol, cartinha das pessoas que me receberão e me hospedarão, passagem de volta marcada. Tudo para ficar claro para o controle de imigração que eu não pretendo ficar lá para sempre (não desta vez).

4. Prévias: guias e filmes
Há mais de um mês, quando a viagem já era certa, adiquiri um belo exemplar de um guia turístico de Barcelona e fui lendo e folheando, para ter uma boa idéia dos pontos mais interessantes que devem ser conhecidos. Outro recurso para me ajudar a me ambientalizar com a cidade foi ver filmes que se passam na Espanha, como "Vick, Cristina, Barcelona" e "Albergue Espanhol".

5. Carregando a mala!
Nunca fiz uma viagem de ficar mais de um mês fora de casa. Até dez dias, leva-se mais ou menos uma quantidade para dez dias. Mas não dá para levar roupa para um mês! O jeito é levar uma quantidade razoável para oito dias e lavar roupa toda semana. ALém disso, estou no verão indo para o inverno. Felizmente nós, brasileiros, não sabemos o que é inverno de verdade, então, por mais que me esforce, sei que vou ter que acabar comprando alguma coisa mais quentinha por lá!

6. Esqueci de alguma coisa?
Esse ítem só poderá ser respondido daqui a dois dias, ou talvez mais, caso eu dê falta de alguma coisa que deveria ter levado, feito, preparado, escrito, arrumado, etc.

É... 2010 tá aê e minha viagem também.
Se tudo ocorrer bem, a próxima postagem virá direto da Jangada de Pedra!

3 comentários:

  1. Hola, Noemi,
    que ótima notícia.
    aproveite bastante!
    boa viagem!
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Noemi querida,
    adorei saber de sua viagem, não sabia.... adorei seu blog, o título, o esquecimento do caderno super jornalístico, hahahaha... boa sorte, meu bem, divirta-se, curta-se, abra-se às novas experiências...beijo grande
    Anita

    ResponderExcluir