sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pequenas diferenças culturais

As diferenças entre Brasil e França estão longe de acabar na língua. Eu poderia falar aqui de comida, de transportes, de pessoas e até de lixeira no banheiro. Mas prefiro me ater às pequenas coisas. Neste caso elas são redondas, chatas, brilhantes e valiosas, principalmente quando combinadas e acumuladas. Sim, refiro-me às moedas, centavos e reais que mal consideramos quando gastamos. Será mesmo?

Dificilmente sabemos quanto temos em moeda na carteira ou na bolsa. As moedas servem para pequenos trocos e pouco nos importamos em gastá-las, afinal são meio pesadas. Eu costumo juntar moedas para comprar balas, cada um tem sua mania. Mas os franceses, pelo que vi, utilizam boa parte de suas moedas pagar pagar a entrada do banheiro, seja numa estação de trem ou num shopping center, ou mesmo pagar para poder se sentar em uma lanchonete fast food na qual compraram um lanche.

Isso são usos e costumes de cada lugar, claro, não pretendo generalizar nada! Mas são essas pequenas diferenças culturais que nos fazem estranhar o estrangeiro, e não adianta questionar, aceite e pague!


Nenhum comentário:

Postar um comentário