terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Receita para um Boneco de Neve

Hoje, com quase 25 anos, fiz meu primeiro boneco de neve. Uma emoção que precisa ser compartilhada e um aprendizado digno de ser passado adiante, para amigos, admiradores, interessados e até para as próximas gerações. Portanto, antes de ter seu primeiro contato com a neve, atenção nesta modesta receita!

Vou ensinar o passo a passo para quem, um dia, deparar-se com a desafiadora tarefa de fazer um bonequinho de neve. Primeiro, escolha um local adequado, com bom acumulo de neve (acho que uns 6cm dá pra começar, se não se importar com a baixa estatura do seu resultado final). Uma pracinha com uma árvore é perfeita. Depois, é preciso juntar a neve e fazer a bola inferior, que será o corpo do boneco. Vale usar os pés para arrastar a neve dos lados e acumular tudo que puder num só lugar. É importante perder o medo de se molhar, uma hora ou outra será preciso tocar, com as luvas, na neve, afinal, para dar vida a um boneco feito desse material, é preciso certos sacrifícios! Feito o corpo, inicie a cabeça. A melhor estratégia é fazer a cabeça fora do corpo e depois colocá-la em cima, mas cuidado pra não escorregar!

Agora é preciso enfeitar sua obra prima, para isso, nada melhor que utilizar materiais que podem facilmente ser encontrados nos arredores do local escolhido, como: galhos para espetar como se fossem as mãos, uma folha fina e comprida coberta com pequenas bolinhas de neve para simular os botões (pra que botões, não sei, se o resto do corpo ficará descoberto, mas é como manda a tradição) e até papel alumínio que foi jogado no chão e era provavelmente de algum lanche de criança, pra fazer a boca, os olhos e o nariz (oras, se você não achar papel alumínio, improvise com outra coisa, costuma-se usar cenoura no nariz!).

Claro que acidentes podem acontecer, eu, por exemplo, quase decapitei meu bonequinho quando tentava grudar o olho direito. Bom, na verdade, eu decapitei o boneco mesmo! Mas, depois do susto, consegui colocar a cabeça no lugar e tudo ficou bem. Para terminar, sugiro um toque pessoal. No meu caso, emprestei meu gorrinho para o boneco que finalmente nascia de meu suor, minhas lágrimas e meus dedos quase congelados! Bem, sei que não fiz um ser humano a partir do barro, mas fiz algo parecido com um bonequinho a partir do gelo.



Última dica: não se esqueça de tirar algumas fotos para a posteridade, ou seja, o álbum de viagens que vai ser admirado uma vez e depois esquecido no armário até que chegue alguma vítima, digo, visita, (des)interessada em registros de uma aventuras na neve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário