terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Museus para quem?

Há duas boas idades para se visitar um museu: quando se é estudante ou quando já se está aposentado! Por que? Pois ambos tem desconto na hora de pagar pela entrada. Ok! Para não dizerem que cometo uma injustiça, os bebês e os professores também tem descontos. Mas os primeiros quase não aproveitam, e os segundos não costumam ter muito tempo para museus, a não ser quando estão acompanhando um grupo de estudantes!

Hoje, em plena terça-feira, dia útil de trabalho e escola (pois já voltaram as aulas aqui na Espanha), fui passear pela cidade e visitar museus! Qual não foi a minha surpresa ao me deparar com grandes grupos de "turistas". Somente observando, pude dividí-los em duas categorias: os senhores e senhoras, madrilenhos ou de outras regiões do país, orientais, franceses, americanos e australianos e os meninos e meninas, jovens de Sevilla ou de outras partes mais ou menos perto.

E como é de se supor, todos aproveitando os descontos na entrada dos museus. Aqui em Sevilla, diferente de Barcelona, para esse seleto grupo de visitantes, a entrada ou é bem barata ou é gratuita. Não sei quanto aos jovens escolares ou ao pessoal da terceira idade, mas, para mim, adulta, estudante e sem dinheiro sobrando, nada pode ser mais instigante do que não pagar a entrada de um museu.

Um comentário: