sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Trânsito no metrô

Nas estações de metrô de Barcelona há sempre alguns marcadores luminosos com relógios em contagem regressiva, geralmente partido de 5 minutos assim que um trem chega na estação. E aqui os metrôs demoram exatamente o tempo que está indicado nesses marcadores. Porém, na quinta feira à noite, eu vivenciei uma situação fora do comum: um atraso nas linhas de metrô!

Bom, normalmente eu vou e volto da escola de espanhol de ônibus, porque é mais fácil e mais rápido. Acontece que na quinta eu precisava comprar mais bilhete de passagens. Aí, como já tinha descido até um caixa do metrô pra comprar, decidi ir por lá mesmo! Eu tava na linha amarela e tinha dois caminhos possiveis: andar uma estação e trocar pra verde ou andar duas e trocar pra vermelha. Ambas me deixavam a cerca de 4 ou 5 quadras de casa. Descidi pela primeira opção.

Subi no metrô da linha amarela e desci na próxima estação. Foi aí que notei algo muito estranho acontecer! Quando o metrô deixava a plataforma e ainda faltavam uns 2 vagões desaparecerem, ele subtamente parou! E depois de alguns segundo retomou a marcha. Pensei que aquilo era estranho, mas não dei importância. Depois disso andei horrores até a linha verde (me arrependendo de não ter ido de ônibus) e peguei outro metrô.

Duas estações depois, quando ainda faltava quatro para eu descer, o metrô parou, abriu a porta, pessoas entraram e sairam, e ele continuou parado, e continuou mais um pouco (e eu me arrependendo mais ainda de não ter ido de ônibus), e as pessoas começaram a olhar nos seus relógios e eu pensei: isso não é normal. Muitos minutos depois uma voz soou dizendo que havia um problema nas linhas e aquele metrô iria ficar parado por mais um bom tempo! Uau, era um trânsito no metrô de Barcelona!

Mas, ao invés de ficar irritada e cada vez mais arrependida de não ter ido de ônibus, resolvi curtir o momento e pensar como eu faria pra extrair o máximo de "jornalismo" daquela situação. Se eu trabalhasse em algum jornal local tentaria descobrir o que houve, entrevistaria as pessoas, avisaria o chefe pra colocar uma nota no jornal sobre o ocorrido caso o motivo fosse bom, esse tipo de coisa! Até pensei na chamada da matéria:

"Problema nas linhas de metrô causa atraso de mais de 10 minutos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário